Vamos arregaçar as mangas? - Verde-si

Vamos arregaçar as mangas?

Jardinagem é terapêutico, faz bem para o corpo e para mente, além de todos os outros benefícios energéticos das plantas. Pensando nisso, nós criamos esse post para te apresentar as ferramentas necessárias para cuidar do seu jardim, que cuida tanto de você.


A primeira coisa, e a mais importante, são as luvas de malha para proteger as mãos de possíveis arranhões e cortes. Com as mãozinhas devidamente protegidas, vamos as ferramentas para plantio:
Pásinhas 

A pá serve para cavar, remover e transportar a terra. Ela é mil e uma utilidades, e é indispensável para o seu kit de jardinagem. 
A pá estreita cumpre a mesma função, porém por ser estreita, é mais fácil fazer buracos, e retirar torrões. O tamanho da pá depende do tamanho da área que você vai manusear. 


Garfos

Esses são indicados para afofar a terra, revolver o solo, nivelar e etc.

Ancinho 

Serve principalmente para remover detritos e preparar a terra para receber uma forração, seja de pedrinhas, cascalho ou até mesmo forração com plantas. 

Tesoura de poda 
 

Para manutenção das plantas, poda de folhas secas ou indesejáveis, existem vários modelos, e a escolha vai depender do tamanho da planta e do acabamento que você queira dar. 

Regador  

Tenha sempre um regador à mão, ele facilita o processo de cuidado com as plantas. 

Os pulverizadores manuais são uma ótima opção para umidificar o ar para as plantinhas, algumas delas A-M-A-M uma aguinha nas folhas. Ao fazer isso, você garante a umidade no ambiente. 

Existem diversos modelos de pulverizadores: o com o bico ajustável pode ser usado como pulverizador e regador, ele é mais prático para quem tem muitas plantas, ou pouco tempo para cuidar delas. 
Agora sim você pode se tornar uma jardineira de respeito! As ferramentas facilitam muito o trato com as plantas e tornam os momentos ainda mais prazerosos! 

Mas, e agora? O que você faz com tudo isso? Eu vou te ensinar!


Como plantar 

Para garantir a saúde e a longevidade da sua plantinha, é importante preparar o vaso para recebê-la. 

A primeira coisa a se fazer é criar uma camada de drenagem, para impedir que a água empoçe nas raízes da sua plantinha.  É MUITO fácil de ser feita: você deve colocar algum material sólido no fundo do vaso, pode ser brita, argila expandida e até mesmo isopor, para criar um caminho para água sair. 

Depois, deve-se adicionar uma manta de drenagem, para evitar que a terra escorra junto com a água pela camada de drenagem. O mais aconselhável é utilizar a manta de bidim, que é própria para isso, basta cortar um pedaço que caiba no vaso e prontinho. 

Agora é hora de produzir o substrato: uma mistura de terra e outros componentes. Nesse passo é importante você pesquisar sobre a sua planta e as preferências dela, pois algumas gostam de solo mais arenoso, outras com mais matéria orgânica. Existem várias receitas de substratos para diversos tipos de plantas. 




 
Depois de fazer uma camada com o substrato ideal para sua plantinha, você vai acomodar as raízes e cobrir com mais substrato, deixando um dedo de espaço vazio na borda do vaso, para então entrar com o último passo: o acabamento.
O acabamento do vaso é totalmente opcional, mas o deixa mais bonito. Podem ser utilizadas vários tipos de pedrinhas, musgo, casca de pinos, areia, é a hora de soltar a imaginação e fazer a sua obra de arte. O acabamento, além da função estética, protege o solo do ressecamento, pois evita que fique em contato direto com o ar e com o sol.

Produtos deste post:

Posts relacionados

Cuidados e manutenção das...

Aprenda os cuidados básicos para manter plantas lindas e saudáveis. Vamos te ensinar alguns truques pra identificar qual o melhor local para colocar...
Por Maria Tereza