Urban Jungle - Verde-si

Urban Jungle

Urban Jungle um termo em inglês que traduzido quer dizer Floresta Urbana. É um movimento que vem ganhando cada vez mais espaço nas grandes cidades, ao trazer a ideia de usar plantas dentro de casa e fazer uma Floresta Urbana. Um movimento que promove a reconexão com a natureza, além de promover bem-estar, uma vez que ter plantas em casa traz benefícios físicos, mentais e espirituais. Já é comprovado que a prática da jardinagem auxilia na prevenção e no tratamento de doenças como depressão e ansiedade. Além disso, a presença de plantas em casa melhora a qualidade do ar do ambiente e a energia.

Viu? Ter plantinhas em casa só traz benefícios para você. 

Dentro dessa tendência diversos outros conceitos foram criados como os jardins verticais, hortas em vasos etc. Tudo isso para embelezar, ainda mais, as casas e apartamentos. Cachepôs, vasos, hangers, texturas, elementos naturais, ajudam a criar um ambiente lindo e aconchegante, além de valorizar a beleza das plantas. 

Dentro dessa tendência diversos outros conceitos foram criados como os jardins verticais, hortas em vasos e etc. Tudo isso pra embelezar ainda mais as casas e apartamentos
Cachepôs, vasos, hangers, texturas, elementos naturais, tudo isso ajuda a criar um ambiente lindo e aconchegante, além de valorizar a beleza das plantas. 
 

Como ter sua própria urban jungle 

Primeira coisa a se fazer é observar a sua casa ou seu apartamento e sua rotina, observar se entra sol ou não, como é a iluminação que vem das janelas, até onde essa iluminação chega, quantas vezes por semana pretende cuidar delas, se na sua casa tem crianças ou pets, tudo isso conta na hora de começar a sua floresta urbana.

A escolha das plantas é o passo primordial para ter uma urban jungle de sucesso, por isso é preciso conhecer o seu espaço, a luminosidade disponível e o tempo que você vai ter para cuidar delas. Por exemplo uma pessoa que fica fora de casa das 6 hrs às 18 hrs e ainda faz alguma atividade a noite. Essa pessoa deve escolher plantas que não requer tantos cuidados e tenha regas menos constantes. 

 Geralmente as plantas mais indicadas para ficar dentro de casa são as plantas de sombra, mas se na sua casa bate sol por algumas horas do dia você pode usar e abusar das plantas de meia sombra e até das plantas de sol. É importante pensar também que algumas plantas têm grande capacidade de adaptação, é o caso dos cactos que são em sua maioria plantas de sol, porém algumas espécies se adaptam e vivem muito bem em sombra ou meia sombra. 

Após a escolha sábia das plantinhas que vão compor seu espaço, é hora de escolher as decorações e definir uma tabela de cores. A verde-si tem diversas opções de cachepôs, vasos  e tudo mais pra te ajudar nesse passo. 
 
       

Use sua criatividade… aqui tem algumas inspirações e dicas:

1- Setorize as plantas

Escolha plantas com cuidados e necessidades similares para ficarem juntinhas, isso facilita muito na hora de regar. 
 
   

Nessas fotos podemos ver exemplos de setorização, foram usadas estantes para criar diversos níveis, use e abuse delas,  ajuda a preencher o espaço e dá sensação de amplitude no ambiente. Mescle elementos decorativos com as plantas  e tente sempre combinar os cachepôs. 

2- Use as paredes e teto
 
        
 
As paredes são telas em branco, esperando para ganhar vida! Além das estantes, prateleiras… 
 
      

O teto pode ganhar vida também, nessa imagem, usaram uma escada como aparador para pendurar as plantas, uma forma mais simples é pendurar os vasos direto no teto. 

3- Aproveite cada cantinho 

Qualquer cantinho pode servir para fazer uma composição charmosa.
 
      

Ao usar uma composição no chão pense na volumetria das plantas, lembrando de colocar as plantas mais altas na parte de trás, médias no meio e menores a frente, assim todas as plantas recebem luz e torna mais bonito o maciço de plantas.  

Vale usar suportes, para criar alturas diferentes.
 
   

4- Adeque a sua floresta urbana ao seu estilo 

Industrial: 
 
      

Boho: 
 
      

Minimalista:

 
      

5- Aproveite as texturas e cores 

Existem muitas plantas de sombra que possuem folhas coloridas, algumas parecem terem sido pintadas de tão detalhadas e bonitas. É o caso das marantas, begônias, fitônias, calateias e muitas outras. 
 
         

Veja algumas composições:


 

Produtos deste post:

Galeria